Depois de sair na mídia o ano passado (2009) e de tantas confusões, até mesmo referentes a fim do mundo (aliás, como querem acabar com o mundo, não?!) O LHC está de volta!
No dia 04 saiu no IOP que estão preparando a máquina para poder trabalhar com mais eficiência. Agora, depois de sete meses em testes, conseguirão simular uma situação que só pode existir em instantes subsequentes ao Big Bang.
As colisões entre prótons e nêutrons serão tão intensas que levarão a formação do plasma quark-glúon, que são as partículas constituintes dos prótons e nêutrons. Este plasma também conhecido como mar de quark-glúon possibilitará o entendimento da menor estrutura até ao momento conhecida.
Os quarks se interagem via interação forte, uma interação de curto alcance e que é responsável pelos quarks ficarem confinados no interior de um próton, por exemplo. Ela também explica o porquê e como os nêutrons e prótons ficam confinados no interior do núcleo atômico.
Os gluons são responsáveis pela intermediação entre os quarks, são as partículas virtuais que trocam as informações entre os quarks fazendo uma balanço dinâmico. Mas vamos deixar isso para outro dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário