Olhando a prova do ENEM do 1o dia sobre Ciências da Natureza e suas Aplicações, notei que assuntos de Física ficam muito a desejar. As questões sobre energia continuaram, com relação ao kWh onde temos o relógio medidor.
Outro fator interessante, foi colocar sobro metamaterial, que virou notícia este ano. Muito bom o assunto, mas ainda se referia à Física Clássica, ou seja, o ENEM continua com a sua célebre concepção de não incluir Física Moderna e Contemporânea (FMC) nem suas provas.
Com relação a problemas nas provas, bom temos que ter paciência. Uma prova onde mais de 4 milhões e seiscentas mil pessoas fizeram a inscrição, não é algo tão simples. Há rumores de que irão realizar um divisão somente responsável pelo o ENEM junto ao Governo Federal. Se isso realmente ocorrer os problemas serão menores. Tenham certeza disso, desde que se trabalhe com pessoas idôneas e honestas, pois senão tudo vai por água a baixo, como em 2009.
Acredito que estamos caminhando para uma padronização no ensino básico no Brasil. Algo realmente muito difícil, se pensarmos no tamanho de nosso país, mas é necessário. Uma matriz básica precisa ser seguida. A LDB de 1996 e os PCN´s vieram com esta tentativa.
As organizações educacionais séries estão se adequando e realizando os seus ajustes. O que não podemos fazer é cruzar os braços e não cobrar. Se isso o fizermos, não estaremos cidadãos, mas somente um número para voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário