O Estado do Rio de Janeiro está com vários problemas, como é noticiado a todo instante em vários sites e mesmo na TV. Entretanto, alguns fatores são interessantes de serem analisados:
1) As fortes chuvas.
Este fenômeno está muito bem explicado no site do CPTEC. Há vídeos informativos sobre estes sistemas sinópticos causadores de tanta chuva.
Um vídeo do youtube segue abaixo explicando rapidamente as chuvas no Estado do Rio de Janeiro neste últimos dias.
Um vídeo do youtube segue abaixo explicando rapidamente as chuvas no Estado do Rio de Janeiro neste últimos dias.
2) Social e Político:
A questão de tantas mortes está diretamente relacionado com a falta de preparo da própria população em fazer construções em áreas de riscos. Não é somente culpando o governo por não ter feito o seu papel e deixamos a própria população isenta de suas responsabilidades que o problema será resolvido.
Será que se as pessoas fossem avisadas com antecedência que uma catástrofe deste porte estava para acontecer elas deixariam suas casas? Esta é uma pergunta pertinente. Em alguns países, acostumados a catástrofes e a fenômenos meteorológicos severos, quando uma previsão é feita e os morados avisados dos riscos, eles obedecem e saem de suas casas e vão para lugares indicados pelas autoridades locais.
Novamente entra em questão da educação. Se formos levar à risca os Parâmetros Curriculares Nacionais das ciências da Natureza e suas Tecnologias, fala-se sobre alfabetização científica. Um cidadão tem que possuir a formação de que ao ser informado de uma catástrofe não mais duvidar das previsões e acatar.
Em um noticiário televisivo, relatou-se que as prefeituras da região atingida no Estado do Rio de Janeiro receberam uma notificação do problema que estava por vir, mas não levaram em consideração. Logo, o que falta para as pessoas recebem um documento com uma previsão oficial? Falta conhecimento. Conhecimento científico.
Como sempre o Conhecimento... E é a verdade, falta conhecimento, mas o pior de tudo é que falta vontade de buscá-lo.... :/
ResponderExcluirE vamos sempre continuar na mesma enquanto o ensino nao melhorar... Esperar, torcer e fazer a nossa parte(mesmo que pequena) pra que isso mude... by: Jack