Visitas

domingo, 7 de novembro de 2010

O LHC está de volta!

Depois de sair na mídia o ano passado (2009) e de tantas confusões, até mesmo referentes a fim do mundo (aliás, como querem acabar com o mundo, não?!) O LHC está de volta!



No dia 04 saiu no IOP que estão preparando a máquina para poder trabalhar com mais eficiência. Agora, depois de sete meses em testes, conseguirão simular uma situação que só pode existir em instantes subsequentes ao Big Bang.

As colisões entre prótons e nêutrons serão tão intensas que levarão a formação do plasma quark-glúon, que são as partículas constituintes dos prótons e nêutrons. Este plasma também conhecido como mar de quark-glúon  possibilitará o entendimento da menor estrutura até ao momento conhecida.

Os quarks se interagem via interação forte, uma interação de curto alcance e que é responsável pelos quarks ficarem confinados no interior de um próton, por exemplo. Ela também explica o porquê e como os nêutrons e prótons ficam confinados no interior do núcleo atômico.

Os gluons são responsáveis pela intermediação entre os quarks, são as partículas virtuais que trocam as informações entre os quarks fazendo uma balanço dinâmico. Mas vamos deixar isso para outro dia.

ENEM 2010

Olhando a prova do ENEM do 1o dia sobre Ciências da Natureza e suas Aplicações, notei que assuntos de Física ficam muito a desejar. As questões sobre energia continuaram, com relação ao kWh onde temos o relógio medidor.

Outro fator interessante, foi colocar sobro metamaterial, que virou notícia este ano. Muito bom o assunto, mas ainda se referia à Física Clássica, ou seja, o ENEM continua com a sua célebre concepção de não incluir Física Moderna e Contemporânea (FMC) nem suas provas.

Com relação a problemas nas provas, bom temos que ter paciência. Uma prova onde mais de 4 milhões e seiscentas mil pessoas fizeram a inscrição, não é algo tão simples. Há rumores de que irão realizar um divisão somente responsável pelo o ENEM junto ao Governo Federal. Se isso realmente ocorrer os problemas serão menores. Tenham certeza disso, desde que se trabalhe com pessoas idôneas e honestas, pois senão tudo vai por  água a baixo, como em 2009.

Acredito que estamos caminhando para uma padronização no ensino básico no Brasil. Algo realmente muito difícil, se pensarmos no tamanho de nosso país, mas é necessário. Uma matriz básica precisa ser seguida. A LDB de 1996 e os PCN´s vieram com esta tentativa.

As organizações educacionais séries estão se adequando e realizando os seus ajustes. O que não podemos fazer é cruzar os braços e não cobrar. Se isso o fizermos, não estaremos cidadãos, mas somente um número para voto.