Vou deixar aqui a resolução da prova da UNESP de Física desta primeira fase da prova 2010.
QUESTÃO 69
Curvas com ligeiras inclinações em circuitos automobilísticos são indicadas para aumentar a segurança do carro a altas velocidades, como, por exemplo, no Talladega Superspeedway, um circuito utilizado para corridas promovidas pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Considere um carro como sendo um ponto material percorrendo uma pista circular, de centro C, inclinada de um ângulo (alfa) e com raio R, constantes, como mostra a figura, que apresenta a frente do carro em um dos trechos da pista.
Se a velocidade do carro tem módulo constante, é correto afirmar que o carro
(A) não possui aceleração vetorial.
(B) possui aceleração com módulo variável, direção radial e no sentido para o ponto C.
(C) possui aceleração com módulo variável e tangente à trajetória circular.
(D) possui aceleração com módulo constante, direção radial e no sentido para o ponto C.
(E) possui aceleração com módulo constante e tangente à trajetória circular.
RESOLUÇÃO:

Como o texto no diz que este carro possui velocidade constante, a unica aceleração que temos é a aceleração centrípeta. Esta a aceleração é radial e apontando para o centro da curva. Entretanto, seu módulo é constante, pois a velocidade é constante. A equação que nos fornece a aceleração centrípeta em função da velocidade é dada ao lado. Notemos que ela depende da velocidade ao quadrado e é inversamente proporcional ao raio (R) da curva. Como o texto nos diz que tudo é constante, a aceleração centrípeta também o é.
Logo, alternativa correta D.
QUESTÃO 70.
Um termoscópio é um dispositivo experimental, como o mostrado na figura, capaz de indicar a temperatura a partir da variação da altura da coluna de um líquido que existe dentro dele. Um aluno verificou que, quando a temperatura na qual o termoscópio estava submetido era de 10 oC, ele indicava uma altura de 5 mm. Percebeu ainda que, quando a altura havia aumentado para 25 mm, a temperatura era de 15 oC. Quando a temperatura for de 20 oC, a altura da coluna de líquido, em mm, será de
(A) 25. (B) 30. (C) 35. (D) 40. (E) 45.
RESOLUÇÃO:
O texto nos fala de uma proporção. O princípio aqui utilizado é o mesmo que realizamos nas primeiras aulas sobre escalas termométricas para encontrarmos a relação entre as escalas Celsius, Kelvin e Fahreinheit.
Assim,

Resposta E.
Questão 71:
Um professor de física propôs aos seus alunos que idealizassem uma experiência relativa ao fenômeno luminoso. Pediu para que eles se imaginassem numa sala completamente escura, sem qualquer material em suspensão no ar e cujas paredes foram pintadas com uma tinta preta ideal, capaz de absorver toda a luz que incidisse sobre ela. Em uma das paredes da sala, os alunos deveriam imaginar uma fonte de luz emitindo um único raio de luz branca que incidisse obliquamente em um extenso espelho plano ideal, capaz de refletir toda a luz nele incidente, fixado na parede oposta àquela na qual o estudante estaria encostado (observea figura).
Se tal experiência pudesse ser realizada nas condições ideais propostas pelo professor, o estudante dentro da sala
(A) enxergaria somente o raio de luz.
(B) enxergaria somente a fonte de luz.
(C) não enxergaria nem o espelho, nem o raio de luz.
(D) enxergaria somente o espelho em toda sua extensão.
(E) enxergaria o espelho em toda sua extensão e também o raio de luz.
RESOLUÇÃO:
Pelo princípio da propagação retilínea da luz (PPRL) estando em um quarto totalmente escuro e apenas uma lanterna que nos fornece uma raio de luz coerente segundo a angulação proposta no problema e onde se encontra o olho do estudante referido no texto, vemos que a luz refletida não chega no olho dele. Logo, o estudante nada veria. A figura abaixo representa o esquema geométrico do PPRL.
Resposta: C
Questão 72
Escolhido como o Ano Internacional da Astronomia, 2009 marcou os 400 anos do telescópio desenvolvido pelo físico e astrônomo italiano Galileu Galilei. Tal instrumento óptico é constituído de duas lentes: uma convergente (objetiva) e outra divergente (ocular). A tabela indica o perfil de 4 lentes I, II, III e IV que um aluno dispõe para montar um telescópio como o de Galileu.
Para que o telescópio montado pelo aluno represente adequadamente um telescópio semelhante ao desenvolvido por Galileu,ele deve utilizar a lente
(A) I como objetiva e a lente II como ocular.
(B) II como objetiva e a lente I como ocular.
(C) I como objetiva e a lente IV como ocular.
(D) III como objetiva e a lente I como ocular.
(E) III como objetiva e a lente IV como ocular.
RESOLUÇÃO:
O próprio texto nos fala sobre uma lente convergente (objetiva) e divergente (ocular). Lembrando que no ar lentes convergentes são aqueles de bordas finas, temos as possibilidades I, IV. E, que no ar as divergentes são lentes de bordas grossas, temos: II e III.
Assim, a unica possibilidade que temos de resposta para esta configuração, convergente e divergente, segundo as respostas dadas é a opção A.
Resposta. A
Questão 73.
Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado, é o pêndulo eletrostático, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um bastão eletrizado do pêndulo, observou que ele foi repelido (etapa I). O aluno segurou a esfera
do pêndulo com suas mãos, descarregando-a e, então, ao aproximar novamente o bastão, eletrizado com a mesma carga inicial, percebeu que o pêndulo foi atraído (etapa II). Após tocar o bastão, o pêndulo voltou a sofrer repulsão (etapa III). A partir dessas informações, considere as seguintes possibilidades para a carga elétrica presente na esfera do pêndulo:
Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades
(A) 1 e 3.
(B) 1 e 2.
(C) 2 e 4.
(D) 4 e 5.
(E) 2 e 5.
Resolução:
Aqui neste exercício é mais simples, talvez, iniciarmos o raciocínio pela etapa II. O texto diz que a esfera foi descarregada, logo ela ficou NEUTRA. Como na Etapa I e III houve repulsão, tanto a esfera e o bastão deveriam estar com cargas iguais. Assim, das possibilidades existentes na tabela temos a 2 e 5.
Resposta E.
Questão 74.
Resolução:
O texto nos diz que a partícula irá realizar um movimento circular. Todos os dados são fornecidos. Assim, a força que a partícula está sujeita é a força magnética. Esta força será a própria resultante centrípeta. A figura abaixo nos fornece uma possibilidade da configuração do campo magnético, B, da força centrípeta, Fcp, e da velocidade desta partícula nesta acelerador circular.
RESPOSTA B
Questão 75:
Um professor de física pendurou uma pequena esfera, pelo seu centro de gravidade, ao teto da sala de aula, conforme a figura:
Em um dos fios que sustentava a esfera ele acoplou um dinamômetro e verificou que, com o sistema em equilíbrio, ele marcava 10N. O peso, em newtons, da esfera pendurada é de
Resolução:
RESPOSTA: D