Visitas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PAC


Pessoal, segue um texto da Suzana Pierobon. Ela é minha aluna e pelo jeito acompanha a política atual do governo Federal. Gostei da idéia dela de falarmos um pouco sobre política, algo de suma importância e tão pouco discutido. PARABÉNS SUZI!!

O programa de aceleração do crescimento (PAC) é um projeto do governo federal brasileiro que visa acelerar o crescimento econômico e social do Brasil.
Foi criado em 2007 apresentando e expondo claras e objetivas metas, onde ao leigo “olhos do povo” tinham como foco o melhoramento da qualidade básica de sobrevivência humana, revigorando saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, onde assim, estaríamos a caminhar para um desenvolvimento absoluto.
Seria utópico acreditar que resumidamente a preocupação é qualificar a vida dos brasileiros, no entanto, interesses para fins econômicos, eleitorais e o bem estar do “bolso próprio” fica evidente.
Qual o período em que mais foi e é falado sobre o Pac? Rapidamente respondemos: Período Eleitoral, onde no restante dos anos, nunca mais se fala em PAC, ele simplesmente some? Assim fica evidente o “jogo político” por trás do programa.
No Brasil, competência e coletividade não trabalham juntos, sendo observado o fracasso quase que total do PAC no período de 2007 – 2010 (foi o período estabelecido para se expor uma conclusão concreta ou mostrar o andamento eficaz do mesmo ).
Podemos associar a falta de conhecimento da sociedade com o pouco senso de observação da população brasileira para se cobrar melhores resultados?
Acredito fielmente que sim. Afinal, acreditam e aguardam eternamente (o povo brasileiro devia ganhar um premio como a sociedade mais paciente da modernidade) a infra-estrutura urbana, mas são iludidos constantemente por partidos políticos que apenas por mencionar PAC, ganham votos em massa.
Dados obtidos pela Wikipedia:
De acordo com o balanço da casa civil de julho de 2009 foi se apresentado apenas 15,1% do total programado (Fica obvio que houve dinheiro desviado e mais uma vez a miséria do egoísmo mutuo destacou-se fazendo atos corruptos serem mais abrangentes ) .
No mesmo ano, encontraram-se diversas irregularidades em 30 de 99 obras fiscalizadas, onde 13 foram totalmente paralisadas.
Devido a insatisfação dos resultados obtidos criou-se em 29 de março de 2010 o PAC 2 , onde já é previsto um investimento de R$ 1,59 trilhões em projetos.
É bom destacar... Estamos em ano eleitoral!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fim do mundo ou início dele?

      O LHC volta à mídia depois de um tempo nas sombras. Está sendo noticiado em várias mídias escritas e eletrônicas o sucesso do laboratório de pesquisas nucleares europeu. Mas enfim, o que esta máquina faz de tão importante?
       O Large Hadron Collider é um acelerador de partículas, para ser mais preciso de hádrons. Os hádrons são uma família de partículas onde os nêutrons e prótons fazem parte . Este acelerador de partículas irá acelerar feixes de prótons em sentidos contrários até chegarem a velocidades próximas a da luz. Estes feixes girarão em sentidos contrários para que estas partículas possam se chocar, ou melhor, colidir. Com os resultados deste choques os físicos irão tentar encontrar uma partícula que está prevista teoricamente. Ela encontrada, indicará se tudo que sabemos sobre a natureza e como ela é composta está correta. Se não, eles farão novos experimentos.
        O interessante mesmo não é encontrar o quê se falta, mas sim encontrar algo inesperado, pois teremos novas fronteiras para desbravar no campo científico.
            O CERN onde está localizado o LHC é o centro europeu de pesquisas nucleares. Este centro recebe cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Existe a necessidade de uma grande mão de obra especializada, pois a carreira de físico é pouco almejada.
        O vídeo abaixo é uma pequena reportagem retirada o youtube onde alguns fatos são interessantes. A origem da internet é um deles.
            
       Com este experimento iremos compreender melhor o que se passou nos instantes iniciais do Big Bang, ou seja, no momento onde tudo se iniciou. Lembrando que esta é a teoria mais aceita pela comunidade científica atual. Nela tudo se origina de uma pequena esfera com densidades e temperaturas tão elevadas que alguns brincam que seriam densidades e temperaturas infinitas.
    Então, voltamos a pergunta título deste pequeno texto: Será o fim do mundo ou a compreensão de como tudo surgiu?