O LHC volta à mídia depois de um tempo nas sombras. Está sendo noticiado em várias mídias escritas e eletrônicas o sucesso do laboratório de pesquisas nucleares europeu. Mas enfim, o que esta máquina faz de tão importante?
O Large Hadron Collider é um acelerador de partículas, para ser mais preciso de hádrons. Os hádrons são uma família de partículas onde os nêutrons e prótons fazem parte . Este acelerador de partículas irá acelerar feixes de prótons em sentidos contrários até chegarem a velocidades próximas a da luz. Estes feixes girarão em sentidos contrários para que estas partículas possam se chocar, ou melhor, colidir. Com os resultados deste choques os físicos irão tentar encontrar uma partícula que está prevista teoricamente. Ela encontrada, indicará se tudo que sabemos sobre a natureza e como ela é composta está correta. Se não, eles farão novos experimentos.
O interessante mesmo não é encontrar o quê se falta, mas sim encontrar algo inesperado, pois teremos novas fronteiras para desbravar no campo científico.
O CERN onde está localizado o LHC é o centro europeu de pesquisas nucleares. Este centro recebe cientistas do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Existe a necessidade de uma grande mão de obra especializada, pois a carreira de físico é pouco almejada.
O vídeo abaixo é uma pequena reportagem retirada o youtube onde alguns fatos são interessantes. A origem da internet é um deles.
Com este experimento iremos compreender melhor o que se passou nos instantes iniciais do Big Bang, ou seja, no momento onde tudo se iniciou. Lembrando que esta é a teoria mais aceita pela comunidade científica atual. Nela tudo se origina de uma pequena esfera com densidades e temperaturas tão elevadas que alguns brincam que seriam densidades e temperaturas infinitas.
Então, voltamos a pergunta título deste pequeno texto: Será o fim do mundo ou a compreensão de como tudo surgiu?
Sinceramente... o avanço da ciência ainda me assusta!
ResponderExcluir"Será o fim do mundo ou a compreensão de como tudo surgiu?"
Sabe que já me perguntei isso...
Parabéns pela matéria, muito bem sintetizada e explicada, um tema da qual, vi coisas muito "por cima" e agora, posso saber opinar e tentar argumentar sobre o mesmo.