Visitas

sábado, 13 de março de 2010

Creem em Deus, os físicos?

Esse preconceito surgiu na Idade Média, quando físicos por provarem e criarem teorias que iam contra os dogmas da Igreja. Porém, persisti essa idéia até hoje. Por quê?
Por que, as pessoas, acham que provar algo, significa não acreditar em outro, só que não é bem assim. A religião vai contra ciência, pois no fundo ela sabe que a ciência é seu complemento. Por outro lado, a ciência acredita nesse complemento.
Quer provas de que físicos também creem em Deus?
Vamos a uma frase que demonstra isso.
“A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.”
Essa é uma frase dita, por nada mais, nada menos, que Galileu Galilei, que por sinal acreditava muito na existência de Deus, apesar de ter sido condenado a prisão domiciliar pela Grande Inquisição da Igreja, por provar e acreditar na teoria do heliocentrismo, teoria na época desenvolvida, também, por Johannes Kepler, que era protestante.
Creio que apenas essa citação não seja capaz de mudar muita coisa.
Quer mais?
Vamos lá:
“Ciência sem religião é lama, religião sem ciência é cegueira.”
Dita por quem?
O grande Albert Einstein, profundamente religioso e judeu, sim Einstein era judeu.
Não basta?
Sir. Isaac Newton acreditava, sem questionar, no criador Todo Poderoso do Universo, acreditando sem hesitação no relato da criação.
Deixem-me mostrar alguns mais, entre eles famosos e, outros até então, desconhecidos:
*Robert Hooke: protestante.
*Nicolau Copérnico: Teólogo.
*Blaise Pascal: foi para um mosteiro aos 39 anos.
*John Polkinghone: depois de 25 anos, largou tudo para se ordenar pastor e escreveu cristianismo quântico.
*Allan Sandage: astrônomo que se converteu ao cristianismo por não conseguir responder, só com a razão, as suas perguntas.
*Fred Hoyle, Amit Goswani, Stephen Hawking, Paul Davies, entre outros.
Acho que tantas provas já possam ser suficientes, para demonstrar que crer em Deus independe das coisas que você realiza na sua vida.
Agora eu espero que você antes de formar um conceito sobre algo, procure saber os motivos e, o principal, se é verdade.
Não quero dizer que todos os físicos crêem em Deus, lógico que há os que não crêem, quero mostrar apenas, que nem tudo são o que se pensa e o que parece. Se assim fosse, todos aqueles que são ateus seriam físicos e, sabemos que não é assim.
E um, pequeno detalhe que faz grande diferença, Não Generalize Nada.

Bibliografia:

Este texto foi contribuição de uma ex-aluna: Jacqueline Oliveira. Sou lhe grato por ter aceito a tão difícil empreitada de realizar  tecer belas palavras sobre um mar tão tempestuoso que é o entrelaçamento entre religião e ciência. 
PARABÉNS JACK! BELO TRABALHO!