Visitas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Por que tanta chuva?

           A chuva no verão é algo comum na região Sul e Sudeste do país. Entretanto, o seu grande volume em pouco tempo é algo que está deixando meteorologistas intrigados e a população sem casas, sofrendo com perdas de entes queridos, causando grandes danos aos cofres públicos.
           
          A pergunta mais freqüente é: “por que tanta chuva?”. A resposta não do porquê, mas do fenômeno responsável é ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esta região, Ilustração 1, ocorre devido ao corredor de ar quente e úmido que ser forma vindo da região amazônica.
            No verão esta configuração se acentua, pois a atmosfera ser reconfigura no padrão do verão. Nota-se na figura a região quadriculada em verde, nela é onde ocorrem as tempestades severas com rajadas de vento e muita água em pouco tempo chegando ao solo. O traço em vermelho vindo da Amazônia representa o ar quente descendo para o centro, sul e sudeste do país. O traço vermelho e azul representa a confluência deste ar quente com uma frente fria, ocasionando ainda mais chuva. Nesta confluência o ar quente não consegue se misturar ao ar frio devido a diferença entre suas densidades ocasionando a formação de tempestades severas.
            Para uma ilustração da formação de nuvem, o vídeo abaixo traz um pequeno documentário sobre este fenômeno atmosférico.

           
            É interessante notar neste vídeo a formação de granizo e a questão dos relâmpagos. O narrador comenta sobre uma possível forma de formação de relâmpagos. Mas isso será tema para outro dia.
           
         O foco hoje ainda é a ZCAS. O que está intrigando muito os meteorologistas não a questão da formação das ZCAS, pois este fenômeno é natural nesta época do ano em nas regiões já citadas. O interessante é notar a sua intensificação e a sua duração. Em geral, esta formação está entre três a cinco dias. Entretanto, está ficando muito mais tempo. Também, a questão do volume de chuva é outro fator impressionante. Estão notando que o volume de chuva está aumentando a cada ano.
         Contudo, o maior problema não a quantidade de chuva total, mas muita chuva que cai em pouco tempo. As notícias sobre este assunto não param de aparecem nos sites de notícias: “a quantidade de chuva em três horas foi o equivalente a quase todo o mês de janeiro”.
            Alguns sites falado sobre este assunto são:

Bom divertimento a todos!!

Sistema de Seleção Unificada

Bom dia galera!


O governo federal está lançando o Sistema de Seleção Unificada. Neste sistema o candidato com sua a uma vaga em uma Universidade Federal pode escolher um curso em qualquer Universidade Federal  do país e acompanhar se sua nota no ENEM foi compatível é compatível para entrar no curso escolhido e na Universidade Federal escolhida.


Supondo que um estudante resolva cursar psicologia. Ele se inscreve no Sistema de Seleção Unificada. Com o seu resultado no ENEM ele irá ser informado em qual Universidade Federal  possui mais chance de entrar com  aquela nota e terá um resultado de qual a sua posição neste mesmo curso em uma Universidade Federal de sua escolha.


É pessoal, o ENEM agora vai ter que ficar sério mesmo, pois se isso está ocorrendo é porque o ENEM sai da fase de ser somente mais alguns pontinhos nos vetibulares realizados pela FUVEST, VUNESP e UNICAMP e passa como realmente porta de entrada em excelentes Universidades espalhadas pelo país.


Quem estiver interessado em mais notícias o site do G1, seção vestibulares, possui um infográfico orientando passo-a-passo este sistema.

Boa sorte a todos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sobre Terremotos.

Pessoal, eu estava fazendo uma pesquisa sobre terremotos e resolvi que ao invés de escrever um texto aqui eu me deparei com dois problemas: 1) tempo: estou sem tempo para fazer algo decente; 2) Achei sites detalhados sobre o assunto.


Assim, os links seguem abaixo.


Este é o famoso site do uol sobre como as coisas funcionam. É interessante e muito explicativa.


Este é o site sobre pesquisa geológica dos Estados Unidos. É muito bom e de fácil navegação.


Também, o vídeo abaixo é em simples e interessante falando sobre terremotos.





Este vídeo é sobre placa tectônica, documentário do History Channel.


 


Bom divertimento a todos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Haiti

Todos estamos falando sobre o desastre no Haiti. Sabemos que o Brasil está naquele país há algum tempo. E o país é alvo da mídia internacional não a menos tempo.
Logo, falar sobre o Haiti agora se tornou uma questão de vender mais jornal, revista, fazer com que as pessoas entrem cada vez mais nos portais de notícias e consigam deixar seus portais mais caros para os patrocinadores. Então, a pergunta que nos cabe é: o quê podemos retirar de aprendizado de tudo isso?

A primeira é a história do Haiti. Para não perdemos muito tempo e eu não correr o risco de escrever bobagens à vocês sugiro o site da wikipédia. Teremos toda a descrição da história haitiana.

Vou deixar um vídeo que encontrei no youtube mostrando alguns estragos.




O meu intento é discutir um pouco sobre terremotos. Algo que farei em breve. Provavelmente ainda hoje publicarei algo.