Visitas

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Isto é maravilhoso!

Um vídeo feito na ISS pela NASA. Vejam o que é possível fazer com a ausência de peso!




Dependo da aula podemos discutir deste a ausência de peso, impoderabilidade, o porquê da esfericidade e até mesmo ondas tridimensionais!

Bom divertimento!

Vejam isso!

Um belo exemplo de motor elétrico!

http://www.youtube.com/watch?v=Agm1QBfj9-M

Mais astronautica...

A Rússia irá investir mais de 7,5 bilhões em seu programa espacial. A matéria de hoje da Folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u458542.shtml) está mostrando a importância deste projeto deste que o Columbia explodiu em 2003.
Notemos que a Era Espacial está em alta novamente no mundo. A corrida para o espaço é cada vez mais intensa. Muitos podem se perguntar que necessitamos resolver os problemas na Terra para depois podermos sair dela. Entretanto, uma das vantagens de projetos espaciais é o grande volume de tecnologia empregada. Estes aparatos tecnológicos desenvolvidos em um projeto como este voltam para a sociedade no futuro. Como? Imagine que para resolver algum problema os físicos, matemáticos e engenheiros desenvolvam uma nova ferramente utilizando um certo laser. Esta ferramenta em um futuro não muito distante pode se tornar uma arma para o tratamento de cancer, novas formas de cirurgias, etc. Então, desenvolver tais projetos pode parecer, no primento momento desnecessários, mas a médio e longo prazo trazem grandes contribuições para a humanidade.
Boa leitura a todos.
PS: Comentem a vontade.

Também estamos nessa!

Testamos com sucesso o nosso propulsor. Após cinco anos do acidente na base de lancamento em Maranhão, um dos piores acidentes da história da aeronáutica, estamos novamente na ativa. O teste foi realizado com perfeição. Mediçoes foram realizadas e, quem sabe, em breve teremos nosso próprio ônibus espacial. A matéria foi registra na folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u458431.shtml).
Bom divertimento a todos!

A Índia na Era Espacial!

E vamos a Shiva!

A Índia está entrando cada vez mais na era espacial. Os autores de ficção cientítica podem ter errado em alguns anos, mas estamos a cada vez tomando os lugares além Terra. A Folha de São Paulo traz hoje (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u458823.shtml) a reportagem sobre o lançamento do satélite indiano que irá explorar a nossa lua. Ele ficará em uma óbita de 385 ooo km, por que será?

Abs a todos e boa leitura.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Depois de tanto tempo...

Estou voltando depois de tanto tampo sem escrever neste blog. É mais por falta de tempo do que de novidades. Mas enfim, vamos lá. Agora com o novo curso para professores, talvez o site o o blog se tornem mais interessantes. Estou deixando ao lado o meu site www.professorlucasmendonca.br30.com. Ele é bem simples. Quero implementá-lo mais nas férias e aproveitar e realizar um relato, seu eu conseguir, sobre algumas aulas. Bom é isso.
abs a todos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A Reserva de Tupi – Desenvolvimento Tecnólógico


A descoberta recente de mais uma reserva de petróleo no país está movimentando empresas e colocando o Brasil no ranking dos países exportadores de petróleo. O ouro negro é atualmente a maior fonte energética utilizada pelo mundo, logo ter mais petróleo significa estar mais livre de nações com grandes quantidades deste material.

Entretanto, um outro lado interessante para refletirmos é na criação de mais mão-de-obra especializada, pesquisa científica e tecnológica. Um campo como este localizado no mar e em tamanha profundidade necessita de alta tecnologia e conhecimentos em extração de petróleo em maio marinho, deixando o Brasil em primeiro lugar nesta tecnologia.

Os profissionais responsáveis por tais obras são, além de toda a gama de engenheiros, físicos, geofísicos, químicos e biólogos. Isto é interessante, pois estes profissionais são muitas vezes vistos apenas em laboratórios de grandes centros universitários quando falamos sobre o Brasil. Lá fora, estes profissionais são altamente valorizados e qualificados. Com esta nova reserva tais profissionais brasileiros serão necessários e havendo pouco no mercado, eis aí uma oportunidade para se pensar nestas carreiras.

Mais sobre geofísicos e físicos pode ser encontrado em: http://www.iag.usp.br/ e http://www.if.usp.br/ .

Bom divertimento a todos.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

E vamos ao teatro!!!!

Em nossa cidade, Santa Rita do Passa Quatro – SP, tivemos uma apresentação muito interessante da peça 2047. Alunos da ECA-USP mostraram uma possibilidade de existência de nosso mundo e sociedade em uma época não tão distante. Apenas 40 a nossa frente. É certo que se trata de uma ficção. Entretanto, muitas indagações floresceram, principalmente sobre o curso de nossa sociedade principalmente no que se trata de nosso modo de vida.

Foi notório o virtual se interagindo de tal forma com os aspectos físicos, chamados de reais, que apenas dois atores contracenaram. A terceira atriz nada mais era que uma gravação feita, provavelmente, em um estúdio da própria universidade. Realmente estamos partindo para um mundo onde as interações virtuais tornar-se-ão muito mais importantes e interessantes que interações reais com outros seres humanos? Difícil é dizer que não. Se analisarmos os adolescentes classe-média atuais, ou mesmo, aqueles que não possuem Internet em casa, observamos que todos ficam boa parte de seu tempo livre em lan house ou em casa participando de alguma forma de ambientes virtuais. Chegaremos a um mundo construído apenas por fetiches? Provavelmente.

Outro aspecto interessante foi o domínio da água. Vemos em todo mundo um aumento do consumo de água potável, principalmente pelo aumento populacional e pelas grandes ondas de calor que toma todo o globo. Não é de se estranhar que este monopólio irá acontecer. No Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, está se tornada cada vez mais raro as pessoas não consumidoras de água potável em galões. Logo, estamos entrando neste viés mercadológico sem repararmos e muitas vezes acreditando em notificações científicas como: “água de galões são livres de micro organismos”; “águas de minas são poluídas”; etc.

Outro aspecto interessante foi a questão do aborto e gestação. Um humano era gerido em apenas duas semanas e o abordo era legalizado.

Também, todos os serviços utilizados pela sociedade era dado por uma única companhia: MP. Este é outro fator que não está tão longe de acontecer. Vemos em praticamente todas as semanas fusões de grandes empresas de serviços como: sistemas bancários, grupos alimentícios, farmacêuticos, etc.

Será que o nosso mundo será realmente interessante para as futuras gerações do modo que estamos construindo atualmente? Sinceramente, não sei.